Sustentabilidade - O uso do tijolo ecológico na Construção Civil
- Concretiza
- 27 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2022
Hoje o assunto que discutiremos é a respeito do uso dos tijolos ecológicos na construção civil, falaremos das suas vantagens, desvantagens, usos e porque eles são considerados sustentáveis.

O QUE SÃO TIJOLOS ECOLÓGICO?
São uma alternativa inovadora e sustentável, pois é composto por uma mistura homogênea de solo, um pequeno percentual de cimento (geralmente, uma parte de cimento e oito de solo, em volume) e água. Dessa forma, é submetido a uma pressão de compactação em prensa e acaba por tornar-se uma excelente opção para qualquer tipo de obra, além de ser um dos materiais mais usados quando falamos de arquitetura sustentável.
POR QUE É CONSIDERADO UMA FORMA SUSTENTÁVEL?
O tijolo ecológico dispensa a queima em seu processo de fabricação e produção, ou seja, ele evita a liberação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, tendo em vista que altas quantidades é um dos responsáveis pelo aquecimento global.
Ademais, os tijolos ecológicos também podem fazer o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados na natureza e demorariam anos para se decompor. Devido a sua estética, também é possível não utilizar acabamentos na execução do projeto, o que vai deixar a obra com tijolo ecológico ainda mais sustentável.
COMO POSSO UTILIZAR O TIJOLO ECOLÓGICO NA MINHA OBRA?
Os tijolos ecológicos podem ser usados em qualquer tipo de obra, de um ou mais pavimentos. No caso de uma obra com mais de um pavimento, recomenda-se o uso de coluna como as que são feitas nas obras de alvenaria tradicional.
Vale destacar que as casas com tijolos ecológicos seguem um padrão diferenciado em relação à construção de casas de alvenaria devido o uso do tijolo ecológico, especialmente no que diz respeito a estrutura de vigas e colunas. Quanto aos revestimentos, o tijolo ecológico pode receber gesso, pintura e revestimentos cerâmicos, assim como os tijolos tradicionais. No entanto, é comum deixá-los aparentes, dando um aspecto rústico à obra. Nesses casos, os arquitetos recomendam o uso de impermeabilizantes para evitar a umidade.

Está gostando do conteúdo até aqui sobre o uso sustentável dos tijolos ecológicos na sua obra? Aqui nesse post, a Concretiza preparou algumas das diversas vantagens que iremos te apresentar sobre a realização e uso no seu projeto:
1. Diminuição de resíduos na sua obra
Os tijolos ecológicos possuem furos em sua estrutura que permitem a passagem de tubulações de água, esgoto, luz e gás, por exemplo. Essa característica única dos tijolos ecológicos faz com que a obra, além de mais rápida, seja também mais limpa, uma vez que não há necessidade de quebrar as paredes depois de prontas para passagem das tubulações.
2. Serviço rápido
Uma construção feita com tijolo ecológico é muito mais rápida do que uma construção de alvenaria tradicional.
3. Economia na mão de obra
Uma construção com tijolo ecológico pode custar até 40% menos do que uma construção de alvenaria, por exemplo. Grande parte dessa economia vem do fato desse tipo de obra dispensar o uso de acabamentos.
4. Durabilidade e resistência
Apesar da aparência frágil, os tijolos ecológicos são até seis vezes mais resistentes do que um bloco comum de concreto. Contudo, a Concretiza alerta: certifique-se da procedência do tijolo ecológico que você está comprando.
5. Conforto térmico
Os tijolos ecológicos possuem um ótimo sistema de conforto térmico, mantendo a temperatura no interior da residência sempre agradável.
6. Sustentabilidade
Além de todas as vantagens, é importante ressaltar que os tijolos ecológicos não recebem essa denominação por acaso. Por isso, se você deseja pensar em um modelo de construção sustentável, essa talvez seja a principal e melhor opção. Além de reduzirem a emissão de CO2 na atmosfera dada a ausência da queima dos tijolos, esse material ainda contribui para diminuição dos resíduos da construção civil e até mesmo com a necessidade de consumo de outros produtos, como cimento, argamassa, ferro, madeira e acabamentos em geral.
Apesar dos diversos usos, vantagens e formas para uma execução da sua obra mais sustentável, infelizmente o tijolo ecológico sofre de algumas desvantagens pela falta de profissionais da área que conhecem e utilizam do material para seus serviços. Além disso, vale ressaltar as demais ausências que o tipo de tijolo enfrenta no mercado atual:
Falta de mão de obra especializada
Dificuldade de acesso a compra dos tijolos
Preço do tijolo ecológico
Portanto, é imprescindível a execução e investimento de forma sustentável no seu imóvel, a fim de garantir um mundo e sua casa de acordo com o meio ambiente a partir do tijolo ecológico, observando bem os pontos antes de qualquer uso do material citado.
Gostou das informações que preparamos neste post e sobre o uso do tijolo ecológico no seu projeto? Conheça mais por meio do nosso blog e redes sociais!
Agora que você aprendeu mais sobre os tijolos ecológicos, ficou interessado em incluir no seu projeto? A Concretiza realiza seu projeto sustentável. Entre em contato conosco para mais informações sobre nossos serviços e orçamentos!
Comments